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Psicologia Experimental

Psicologia Experimental

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O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. 

 

    Comportamento ------> Consequência

 

Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço).

Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição).

Quando uma contingência se diz positiva significa que há uma apresentação de um estímulo que pode ser agradável ou desagradável;

Quando a contingência é negativa significa que há uma remoção de um evento ou estímulo (agradável ou desagradável);

 
Daí quatro tipos de contingências operantes:
 
  1. Reforço positivo:
    1. Apresentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado;
    2. Aumento da frequência do comportamento;
    3. Exemplo:

                     i.      Se o pombo tocar a campainha recebe alimento suplementar;

                     ii.      Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio;

  1. Reforço negativo:
    1. Remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado;
    2. Aumento da frequência do comportamento;
    3. Exemplo:

                     i.      Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques eléctricos;

                     ii.      Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores;

  1. Punição positiva:
    1. Apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado;
    2. Diminuição da frequência do comportamento;
    3. Exemplo:

                     i.      Se o rato sair do perímetro definido leva choque eléctrico;

                     ii.      Se a criança faz birra leva uma repreensão;

  1. Punição negativa:  
    1. Remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado;
    2. Diminuição da frequência do comportamento;
    3. Exemplo:

                     i.      Se o pombo defecar fora do local apropriado é-lhe removida a alimentação;

                     ii.      Se criança partir um jarro deixa de poder ver televisão durante uma semana; 


 A extinção e a punição tendem a diminuir a frequência dos comportamentos. Na extinção, o comportamento tende a diminuir de frequência em função da retirada de reforços contingentes à resposta (aqueles que são responsáveis pela sua manutenção).

A técnica mais eficaz e recomendada para alterar comportamentos consiste na extinção e não na punição, pois esta última traz muitas consequências adversas.

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