Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Psicologia Experimental

Psicologia Experimental

head

 

 

O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano ou condicionamento respondente) é um processo que descreve a génese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binómio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico encontra-se historicamente vinculado à "psicologia da aprendizagem" ou ao "comportamentalismo" (Behaviorismo) de John B. Watson, Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner.

A experiência que elucidou a existência do condicionamento clássico envolveu a salivação condicionada dos cães do fisiólogo russo Ivan Pavlov.

Num estudo sobre a acção de enzimas no estômago dos animais (que lhe dera um Prémio Nobel), interessou-se pela salivação que surgia nos cães sem a presença da comida.

Pavlov queria elucidar como os reflexos condicionados eram adquiridos.

Os cães  salivam naturalmente por comida; assim, Pavlov chamou à correlação entre o estímulo incondicionado (comida) e a resposta incondicionado (salivação) de reflexo incondicionado.

Por outro lado quando um estimulo não provoca qualquer tipo de resposta, denomina-se de estimulo neutro  (som da campainha).

A experiência de Pavlov consistiu em associar um estimulo não condicionado (comida) com a apresentação de um estimulo neutro (som de uma campainha).

Após a repetição desta associação de estímulos verificou  que o  cão aprendeu a salivar perante o estimulo que antes não provocava qualquer resposta (neutro) mesmo na ausência do estimulo incondicionado (comida).

Assim este comportamento  seria denominado de  resposta condicionada  (aprendida).

  1. Som da campainha (E. neutro)-----> ausência de resposta;
  2. Comida (E. incondicionado) -----> Salivação (R. incondicionada); (reflexo Incondicionado)
  3. Som da Campainha (E. Neutro) +  Comida (E. Incondicionado)  ---->  Salivação (Resposta incondicionda);
  4. ...
  5. ...
  6. ...
  7. Som  da campainha (E. Condicionado) -----> Salivação (Resposta Condicionada);

 






21 comentários

Comentar post

Pág. 1/2